This is an example of a HTML caption with a link.
Posted by : Cah Carvalho 23/06/2017


O estilo pontilhismo, ou dotwork tem crescido muito, o que é bom para quem gosta de tattoo (mais uma opção para escolher uma arte), e para muitos tatuadores brasileiros e gringos, que tem se especializado na técnica, criando verdadeiras telas em pele humana.


Lembra daquela aula de artes, na escola, que a professora ou o professor apresentou e ensinou a gente a fazer desenhos utilizando a técnica que surgiu no período do impressionismo, fazendo pontinhos por justaposição? Então, a tatuagem em pontilhismo é basicamente a mesma coisa, porém, ao invés de usarmos o lápis ou caneta, os pontos são feitos com agulha. 

Não se sabe ao certo onde e como a técnica passou das telas para a pele (ou da pele para as telas?), o que podemos notar é que a maioria das tattoos em pontilhismo são mais geométricas ou tem referências orientais, hindus, budistas, tibetanas... o que nos faz pensar que apesar de ser uma “novidade”, essa técnica já pode ter sido utilizada muito antes do estilo viralizar. 
Inclusive por que mesmo após se investir muito em tecnologia para as máquinas de tatuar modernas, a técnica handpoke (feita apenas com a agulha, sem máquina, utilizando a força da mão e tinta, pontinho por pontinho) é antiga e ainda uma das utilizadas, esta técnica remete as tatuagens ocidentais, feitas com bambus com agulhas presas nas pontas durante os rituais.


Por que o pontilhismo é tão interessante? Talvez porque fica ótimo em qualquer tom de pele, talvez porque o dinamismo do estilo que não é realista, nos dá uma sensação de movimento ao olharmos, talvez porque sempre há um desenho em pontilhismo que vai ficar perfeito em qualquer parte do corpo, talvez porque possibilita mesclar com outros estilos, do old school ao realismo colorido, também dá pra fazer pontilhismo em preto ou pode tranquilamente usar cores, ainda é possível fazer do desenho mais delicado até a arte mais pesada (GENTE, PQP QUE ESTILO FODA).


Mas, como tudo tem um “porém”, um ponto negativo a ser observado é que tatuagens em pontilhismo pede manutenção “mais cedo”. 

Sabemos que todas as tatuagens, com o passar dos anos tendem a abrir ou estourar os traços, com o pontilhismo, assim como na aquarela, isso pode ocorrer mais cedo, vale ressaltar que isso não é uma regra, e nem significa que sua tattoo vai ficar feia, tudo vai depender de uma série de fatores, como o tipo de desenho (ponto mais “fino” ou mais “grosso”), local do corpo, como você cuidou durante e após a cicatrização, exposição ao sol, tipo da pele... A dica que eu dou é que quando buscar inspirações neste estilo, procure também fotos de tattoos mais antigas, ou converse com seu tatuador sobre esse assunto, informação nunca é demais. Abaixo algumas ideias pra quem se empolgou com o pontilhismo.










Deixe Seu Comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © MEDÁ CAFÉ - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -