This is an example of a HTML caption with a link.
Posted by : Matheus Paulino 29/05/2013




O significado das tatuagens de âncoras é um dos poucos no mundo das tattoos que permanece popular e fiel às suas origens. A pessoa que faz uma tatuagem de âncora normalmente é ou foi um marinheiro de algum tipo (já serviu a Marinha, Guarda Costeira) ou por vezes relacionado à práticas recreativas ou comerciais marítimas. Nos contos marítimos, a âncora tatuada mostrava que um marinheiro havia navegado pelo Oceano Atlântico e voltou para casa em segurança.

Esta tatuagem também serve como um símbolo de passagem, entre o marinheiro novato e o experiente. Em contos marítimos mediterrâneos, a âncora simbolizava diversos deuses dos mares: Netuno: Deus Romano do mar, criador de tempestades e terremotos. Amphitrite: Deusa Grega dos mares (e ninfa), protegia os marinheiros e dava a luz à golfinhos. Poseidon: Deus Grego dos mares, temperamental, rebelde e com um tridente usado para proteger todos os habitantes do mar. Tritão: Divindade Grega do Mar, meio homem, meio peixe. Um golpe de sua concha pode alternar o mar entre calmo ou tempestuoso. Rán: Antiga Deusa Norsa (mitologia escandinava), com sua aparência marcada por estar puxando âncoras, um presságio de mau tempo e/ou mares tempestuosos. Varuna: Deusa Hindu dos oceanos, capaz de tornar os nobres em imortais. Aqueles que morriam no mar repousavam sob seus cuidados. Enquanto no cristianismo primitivo, a âncora (com a barra horizontal sob o elo) era usada como lembrança à simbologia de virtude por se assimilar à cruz de forma a passar despercebida à não-cristãos. Segundo Hebreus 6:19 “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura” , em referência à inabalável presença de Deus nos corações dos homens. Em muitos casos as tatuagens de âncora combinadas com outros símbolos podem elaborar significados mais específicos – criaturas do mar, barcos, nomes de portos,etc. 


Em geral, o significado das tatuagens de âncora também pode ser interpretado como segurança no mundo físico e por consequência, firmeza, esperança e confiança no mundo espiritual. Algumas pessoas ainda tatuam âncoras para representar suas dificuldades em mudar, em tomar decisões. Usam a âncora como representação de algo firme, seguro e imutável, mas também pode representar alguém agradecendo por sua atual estabilidade, fidelidade, sendo validos para relacionamentos, empenho profissional, entre outros. 


Fonte: Mais Tatuagem

Deixe Seu Comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © MEDÁ CAFÉ - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -